quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

"WALL-E" - "EVA"


"Eu não quero sobreviver. Eu quero é viver"

WALL-E é uma animação, lançada em 2008, produzido pela Pixar Animation Studios e dirigido por Andrew Stanton. A animação foi aclamada pela crítica e conseguiu um índice de aprovação de 96%.

O início do filme quase não apresenta fala, é voltado ao cenário de uma Terra sem habitantes, com exceção de uma barata e do pequeno robô WALL-E, que foi criado para a compactação de materiais. Ele seria o único sobrevivente da enorme quantidade de robôs de sua mesma unidade (a unidade WALL-E) e teria desenvolvido um consciência. Os cenários são grandiosos e chamam bastante atenção.
O dia-a-dia desse pequeno ser carismático feito de metal se resume em reciclar e assistir vídeo de musicais antigos. WALL-E também gostava de colecionar bugigangas. Certo dia ele achou uma pequena planta crescendo entre o lixo e levou para casa. Mas essa rotina não era suficiente para ele. Nitidamente ele gostaria de ter "alguém" para compartilhar o seu dia e "dar as mãos", ele queria um par.
Mais tarde, com o objetivo de encontrar vida na terra, vem EVA, um robô mais moderno e com feições femininas. Tornando ela o "par" de WALL-E, que tem feições masculinas.
A pequena robôzinha passa dias tentando cumprir sua diretriz (objetivo), que seria levar uma amostra de vegetação para sua matriz, uma nave estelar totalmente automatizadas que abriga milhares de pessoas e que está vagando pelo espaço esperando a oportunidade para voltar para "casa".
Essa nave já está a anos no espaço. As pessoas que lá vivem nunca foram para a Terra. Vivem em "cadeiras flutuantes" que fazem tudo para elas, crescendo em 1.000% o nível de obesidade. Essas pessoas já se esqueceram do objetivo da nave. Fazia tanto tempo que estavam vagando que esqueceram totalmente do que era a Terra.
O filme mostra de uma maneira engraçada e muito emocionante a história de WALL-E e EVA. Não tem como não se apaixonar por ela.

Como quase todos os filmes da Pixar, você já deve imaginar que será um final feliz. Mas quem sou eu para contar esse final? 

"WALL·E é, sem a menor sombra de dúvidas, o personagem mais carismático que a Disney já teve em toda a sua história. É também o melhor filme do belíssimo currículo invejável da Pixar." - Rodrigo Cunha (Equipe do Cineplayers).

Nota do Rodrigo: 9,0
Nota dos Usuários do Cineplayers: 8,7
Minha nota: 9,0