quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Minhoca Uh Ha Ha !

"Ôô enfezadinho do oceano! Se a vida decepciona, sabe qual a solução? Continue a nadar, continue a nadar, para achar a solução"

Procurando Nemo é a quinta animação computadorizada lançada pela parceria entre os estúdios Diesney e Pixar, lançada em 2003. Dirigida por Andrew Stanton e Lee Unkrich. Vencedora do Oscar de Melhor Animação, e indicado aos prêmios de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição de Som e Melhor Roteiro Original.
As primeiras pesquisas para a produção do filme começaram em 1997. A história de Nemo e Marlin recebeu grande inspiração dos relacionamentos dos diretores com seus próprios filhos.

O filme já tem um começo emocionante, que não pretendo revelar porque to evitando spoilers.
A longa se trada do relacionamento entre Marlin e Nemo, pai e filho, respectivamente, dois peixes palhaços, que não conseguiam se entender muito bem por causa da super proteção do pai.
Ainda no início do filme os dois são separados. Nemo vai parar no aquário do consultório de um dentista e Marlin, desesperado, vai a sua procura. Ainda no início de sua jornada, Marlin encontra com Dory, uma peixinha muito engraçada que tem problemas de memória. Logo na primeira cena em que ela aparece, nota-se a gravidade desse "pequeno" detalhe. Mas mesmo com um "probleminha", Dory decide ajudar o pequeno palhaço do oceano.
Essa viagem, cercada de perigo, faz com que os dois peixinhos, quase que desconhecidos, se aproximem e ajudem um ao outro, formando um laço de amizade entre os dois. Também aparece, no decorrer do filme, vários personagens que vão te fazer se apaixonar.
Enquanto seu pai está a sua procura, Nemo tenta ajudar os habitantes do aquário em que foi preso a escapar para o mar, sonho de todos eles que nunca estiveram na "imensidão azul", com exceção de Gill.
E só assistindo para vocês saberem o final. Não tenho a pretensão de dar nenhuma pontinha do que acontece daí pra frente. É um filme que eu gosto muito e que não gostaria que vocês soubessem de tudo por mim. 

Esse filme é recomendadissimo para pais e filhos assistirem juntos. O filme valoriza bastante o laço paternal e acho que faz, tanto pais, como filhos, pensarem um pouco mais no relacionamento que estão tendo um com o outro. Não é uma história que tenha uma lição moral esplícita, pois não creio que era esse o objetivo dos diretores.
A relação "pai e filho", a aventura, a comédia, a emoção. Esse filme é sensacional.

"Marlin: 'Quando você sabe que seu filho está pronto?' Crush: 'Bem, você nunca realmente sabe, mas quando eles sacam, você saca, sacou?' Somente sendo pai para entender as sutilezas de "Procurando Nemo" e de um diálogo como esse. "- citação de Régis Trigo, da equipe do Cineplayers, que avaliou o filme com a nota de 8,0.

Nota dada pelos usuários do Cineplayers: 8,3




3 comentários:

  1. nem curto muito procurando nemo! superestimado demais. a disney já fez melhores... bem melhores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já penso que Procurando Nemo foi um grande filme da Disney. Os sentimentos envolvidos no filme, a originalidade, as conversas.. Acho um excelente filme.

      Excluir