sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Um Mundo Fantástico



“O coração é um fardo pesado”


Como eu já disse antes, aqui eu não postarei sobre animes, que são séries animadas do Japão. Mas postarei sobre filmes animados japoneses, como por exemplo o que eu estarei falando nesse post.

O Castelo Animado (Howl no Ugoku Shiro, 2004) ou, também conhecido, como O Castelo Andante, é uma animação do diretor japonês Hayao Miyazaki, do estúdios Ghibli, que particularmente eu respeito muito. A história é baseada no livro Howl's Moving Castle, da escritora inglesa Diana Wynne Jones.
Os desenhos da animação foram feitos a mão pelo Myazaki, de acordo com ele, "Porque o computador, ainda que seja bom, enfraquece a força da mensagem".

A história começa com Sophie, uma jovem com uma péssima auto-estima, sem ambição alguma. Certo dia, quando Sophie estava indo visitar sua irmã no trabalho, a jovem é atormentada por dois oficiais do exército e é salva por um jovem loiro, que mais tarde descobriria ser Howl e isso atraiu a atenção da Bruxa das Terras Abandonadas, que lança um feitiço sobre Sophie, fazendo-a envelhecer.
Sophie, então, sai em busca de uma "cura", para voltar ao normal e acaba entrando no castelo de Howl, com a ajuda do espantalho Cabeça de Nabo.
A partir daí, Sophie passa por muitas coisas. Como se fosse uma jornada de descoberta. Ela descobre a si mesma, descobre o amor, descobre a verdadeira vontade de viver, a amizade.
Mas como o mundo não é cor de rosa, nem mesmo esse mundo fantástico e maravilhoso que Miyazaki criou, eles passam por vários problemas.
Howl também é um bruxo. Um poderoso, porém covarde. E a história também mostra as mudanças dele, as descobertas dele. Howl, como Sophie, também descobre a si e o amor.
Esse mundo está passando por uma guerra terrível entre dois reinos vizinhos que Howl e Sophie moram, pois o castelo tem uma porta que você pode escolher 4 lugares diferentes para destinar-se. Nessa guerra é utilizada magia, por isso Howl havia sido convocado pelos dois reinos a se juntar a eles na guerra.
O final desse filme não é algo que possa ser simplesmente revelado em um blog. É algo que você tem que assistir, sentir e se maravilhar.

Esse filme me fascina muito. Os personagens, a história do filme, as descobertas. Esse é um filme realmente emocionante, que eu considero adequado para crianças e adultos.
Não tem como eu descrever em palavras o quanto esse filme é realmente bom em tudo. Mas eu recomendo para que vocês assistam e venham aqui comentar o que vocês acharam do filme.
Será que só eu acho esse filme bom desse jeito? Ele não é muito conhecido, poucas pessoas que eu conheço já assistiram.

Assistam ele, sério!

Nota dada pelos usuários do Cineplayers: 8,3

Obs.: Os usuários do Cineplayers são bem críticos.

O único trailer que eu achei do filme está em francês, me desculpem, mas é o que posso colocar aqui.

2 comentários:

  1. <3 Castelo Animado! lembro que eu vi ele uma vez passando em algum canal da HBO e falei pra vocês! aí vimos ele quando repetiu num outro dia (o que não é difícil, pois HBO repete filmes mais do que sua mãe repete o que fala na mesma conversa). *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu lembro muito bem! Hahahahha.

      E não, impossível algo repetir mais que a nossa mãe repete o que fala na mesma conversa.

      Excluir