quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Uni Duni Tê






"Vem todo mundo embarca nessa festa. Prepara o coração, a alegria tá chegando" - Trecho de A Festa do Trem, uma das musicas do grupo.

Bom, como eu já tinha dito antes, esse blog não é voltado apenas para animações, mas também a temas que sejam minimamente infantis, o que pode incluir musicas.

Confesso que o Trem da Alegria não é da minha época e que eu só fui conhecer a grupo muito tempo depois que ele acabou. Mas eu escuto as músicas e não tem como não gostar. A inocência em cada palavra das composições apresentadas pelo grupo me comovem. É uma coisa que não se encontra mais nos dias de hoje. E, chega a vir lágrimas aos olhos, quando eu vejo que ainda existem crianças na atualidade que gostam desse grupo.

O Trem da Alegria foi um grupo musical infantil que começou em 1984, que teve início com apenas duas crianças Luciano Nassyn e Patrícia Marx. Em 1985, Juninho Bill entra para o pequeno grupinho, sendo agora um trio (as três crianças da foto). Em 1986, Vanessa também entra para o grupo. Em 1987, Patrícia deixa o grupo, por já não ser mais uma criança, e entra em seu lugar Fabíola Braga, que ficaria só até o fim desse mesmo ano. Em 1988, entraria no grupo Amanda Acosta. Mas em 1988, Luciano e Vanessa saíram do grupo, pelo mesmo motivo que Patrícia. E no ano seguinte entra Rubinho. E em 1991, por meio de um concurso, Rick entra no grupo, mas só ficou nele até 1992.
Apesar de ainda ter lançado alguns sucessos, o Trenzinho já havia passado do seu auge. Desde a saída de Vanessa e Luciano, o grupo passou por uma queda de "fãs". Provavelmente, por as musicas infantis terem sido deixada para segundo plano.
Muitos sucessos do Trem da Alegria eram como "hinos" nas festas infantis. Não podiam faltar. Até hoje, algumas de suas musicas são tocadas em festas.
A última apresentação do grupo foi no dia 31 de Dezembro de 1992, no último dia do Xou da Xuxa. Eu quando vejo o vídeo dessa apresentação chego a chorar. "Como algo tão bonito pôde acabar?", fico pensando. Mas é bom poder ver que pelo menos a um tempo atrás as crianças tinham musicas feitas especialmente para elas de uma qualidade tão limpa. 

Gostaria de deixar aqui um aviso: Vale a pena ouvir. Quando ouvi pela primeira vez, já não era mais criança e me apaixonei pelo tão qual uma criancinha de 7 anos na época em que o grupinho foi criado.

Vou deixar agora aqui para vocês uma das musiquinhas que eu mais gosto do grupo. Deixando claro que a qualidade do vídeo não é boa porque na época dessa apresentação a tenologia não estava  muito avançada aqui no Brasil.


Essa musica é tão inocente que me faz lembrar da época que eu era apenas uma pequena gafanhota, que quando estava "apaixonadinha" ficava escrevendo o nome do garoto 345452457 vezes na última folha do meu caderno, sem falar de quando eu escrevia meu nome com o sobrenome do garoto.

O grupo tem muitas outras músicas muito bonitas, como Dona Felicidade, Uni Duni Tê, Na Casca do Ovo, Zeppelin, A Orquestra dos Bichos e outros sucessos.

Gostaria mesmo que quem nunca ouviu esse grupo, ouvisse pelo menos uma vez. Não posso deixar de comentar que com CERTEZA eu vou por meus filhos para escutar essas musicas e tenho certeza que eles vão adorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário