domingo, 11 de novembro de 2012

Simplicidade



"Mãe, meu coração ainda está acelerado. Foi um dia maravilhoso, estranho e muito divertido. E ainda mais que o presente que Totoro nos deu foi demais."


Meu Amigo Totoro, ou Meu Vizinho Totoro, é um filme de animação japonês lançado em 1988. Tendo como diretor e roteirista Hayao Miyazaki, pelos Estúdios Ghibli. O filme ganhou a eleição de Melhor Animação de Todos Os Tempos feita pela revista Time Out e com ajuda do cineasta Terry Gilliam (Colocarei o link para acessarem o top 50 no fim do post).

Esse filme fantástico por sua simplicidade, motivo do título do post, me conquistou totalmente.
A longa começa com uma família se mudando para sua nova casa, um lar velho e meio acabado, mas cercado de verde, paisagens bonitas e com uma cânfora (espécie de árvore) gigante ao lado. A família é composto de quatro integrantes Mei, a filha mais nova, Satsuki, a mais velha e o Sr. e Sra. Kusakabe, cujos primeiros nomes não são revelados no filme.
A Sra. Kusakabe está doente no hospital, apesar de que, pelo filme, não aparenta ser nada sério. Então a sua participação no filme é pequena, mas não deixa de ser importante para algumas cenas e para o quadro famíliar.
Mei, a mais nova, é a primeira a ter contato com Totoro, o espírito protetor da floresta. Depois ela e sua irmã mais velha continuam se encontrando com Totoro e se divertem muito com ele, pois as duas meninas são bem alegres e parece que nunca param. Lembram muito as crianças de antigamente com toda aquela disposição para correr e brincar fora de casa. O que fica mais engraçado ao lado de Totoro, que, apesar de acompanhar as meninas, é meio "paradão". A comédia do longa está presente em situações "bobas", que só assistindo você entenderia.
O filme não tem vilão, nem grandes tragédias, nem nada de muito exagerado. E é exatamente isso que faz desse longa um espetáculo. Algo tão fantasioso e tão fora do padrão. Esse filme foi feito pra quem sabe ver a felicidade no simples, para quem não precisa de grandes explosões ou super vilões para saber a qualidade de um filme.

"O cúmulo da fofura. Miyazaki foi feliz demais aqui, e parece ter encontrado a fórmula mágica para fazer uma animação 'perfeita'. Totoro é um sonho."- Alexandre Koball, equipe do Cineplayers, que deu nota 10,0 para o filme do gigante espírito protetor da floresta.

Esse é um filme que vale a pena ter em casa. Um filme que não importa quanto tempo passe, vai continuar emocionando e fazendo lágrimas rolarem. Juro que chorei assistindo. Chorei de felicidade e estou prestes a chorar aqui de novo. A genialidade desse filme, a simplicidade, os personagens, a felicidade, tudo me encanta e me emociona. Uma das únicas animações que me fez chorar apenas por felicidade.

Nota dada pelos usuários do Cineplayers: 8,2

Top 50 Melhores Animações de Todos Os Tempos

Sei que estou deixando a desejar nos trailers, mas juro que estou colocando os que me parecem melhor. Pode ser também que meu senso de "melhor" e "pior" esteja uma porcaria, mas quero deixar claro meu esforço. Meu Amigo Totoro não é um filme muito conhecido, então não achei trailer em português, quero que as crianças e os que não conhecem a lingua me perdoem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário